1. “Remover a válvula termostática aumenta o desempenho”

O mito de que a válvula termostática deve ser removida para melhorar o desempenho do motor, popularizada há muitos anos, existe até hoje.

Na época, os motores encontravam dificuldades para aquecer por conta da atuação da válvula. Atualmente, no entanto, esse problema praticamente não existe mais e a remoção da válvula termostática é uma prática desaconselhada.

A sua função é controlar a temperatura do motor, permitindo que mantenha as condições de funcionamento. Caso retirada, o desempenho do automóvel ficará comprometido, já que o motor vai levar mais tempo para atingir a temperatura ideal.

2. “Ônibus recebem pouca inovação tecnológica”

Ônibus parou no tempo?! Jamais.

Inovações e tecnologias surgem a todo instante para aumentar cada vez mais a segurança e eficiência desses veículos.

Os motores, por exemplo, em sua maioria, já são dotados de sistema de injeção eletrônica ao invés de carburadores que fazem mal ao meio ambiente. Os limites de emissão de poluentes estabelecidos pela norma Euro 5 fazem com que esses veículos recebam melhorias, no que diz respeito à sustentabilidade.

3.“Aquecer o motor antes de começar a rodar”

Apesar de muitos motoristas ainda adotarem essa prática, ela se tornou desnecessária após a injeção eletrônica. Hoje, a melhor maneira de fazer o motor aquecer é rodando, pois componentes como rolamentos, embreagem, freios e caixa de transmissão receberão o calor com mais facilidade.

Porém, em alguns casos, pode ser preciso deixar o motor funcionando por alguns minutos antes de começar a rodar para encher o sistema de ar e freio do ônibus.

4. “Freio motor prejudica o ônibus”

Totalmente ao contrário do que esse mito sugere, o uso do freio motor ajuda a preservar componentes do sistema de freio do ônibus. Além de ser econômico na hora da manutenção,  também proporciona segurança, já que o ônibus se mantém mais estável em trechos de descida, por exemplo.

Fonte: chiptronic

Não esqueça que o seu ônibus precisa estar em ótimo estado para seguir viagem, certo? Compre peças novinhas e garanta uma ótima jornada. Faça o seu orçamento com o Grupo Incavel! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Abrir conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?