O intenso calor característico de muitas cidades brasileiras tem feito com que a frota de ônibus circule sempre com o ar-condicionado ligado, operando durante muito tempo em alta performance. Outro ponto importante é que o ar-condicionado possui filtros que barram as sujeiras trazidas pela ventilação. Com o tempo esses filtros acumulam sujeira e gordura e as bactérias e vírus podem se depositar nesse local, por isso é recomendada a limpeza periódica desses sistemas.

Como, então, manter os aparelhos funcionando adequadamente, evitando frequentes paradas para manutenção? Confira nossas dicas!

Uma das principais estratégias é estar com a manutenção preventiva em dia!

Inspecione o equipamento com uma frequência maior do que a habitual e faça uma boa revisão antes do aparelho apresentar sinais de desgaste. A higienização dos filtros deve ser feita normalmente pelo menos uma vez ao mês, em tempos de muito uso, o ideal é dobrar a atenção. Para a limpeza basta abrir a tampa, desencaixar o filtro, limpá-lo e encaixá-lo novamente. Dê preferência para produtos de qualidade.

Já para uma limpeza completa, é recomendado que não ultrapasse 3 meses (trimestralmente). Mas, dependendo da intensidade do uso do ar-condicionado e dos locais por onde o veículo passa, a higienização deve ser feita com um intervalo bem menor de tempo.

Atuando de forma preventiva você garante maior vida útil do seu equipamento!

Oriente seus colaboradores sobre o melhor uso do aparelho!

Você conhece as indicações do fabricante em relação ao tempo de uso, melhores práticas para manutenção do aparelho instalado no seu ônibus? Então, oriente seus funcionários adequadamente e tenha uma rede de contatos pronta para ser acionada a qualquer intercorrência. Leia o manual e faça um breve treinamento para a equipe com noções básicas do funcionamento do equipamento e do sistema de controle e operação.

– Tenha um check list preventivo!

Os responsáveis pela manutenção devem saber equilibrar a demanda, ter conhecimento técnico e focar em resultados sem gerar altos custos. Um checklist bem-feito vai assegurar que a operação funcione sem contratempos, garantindo a estabilidade da frota, menores custos para a empresa e a tranquilidade dos passageiros!

A limpeza do ar-condicionado pode nos ajudar a diminuir os casos de gripe e outras doenças virais ou bacterianas que se espalham em ambientes fechados. E, quanto mais pessoas souberem como usar de forma adequada o ar-condicionado, menos custos você terá!

Precisa de peças de reposição e orientações sobre o melhor uso dos equipamentos? Não deixe sua frota parada por falta de ar-condicionado, especialmente nesses tempos quentes! Conte com o nosso time! Estamos à disposição para atendê-los!


#transporteurbano #ônibus #ar-condicionado #limpeza #manutenção #transportepúblico #incavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Olá! Em que podemos ajudar?