Os sistemas de iluminação automotiva são de grande importância para a segurança no trânsito. São essenciais tanto em dias ensolarados quanto em dias de neblina, chuva e, principalmente, à noite. Seu funcionamento adequado vai depender de boas práticas de manutenção, incluindo a escolha criteriosa dos componentes, quando substituições se tornam necessárias.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você ter atenção na questão da manutenção dos faróis. Confira: 

  • As lâmpadas dos faróis perdem cerca de 30% da luminosidade antes de queimar. Por isso, a recomendação é de que elas sejam trocadas a cada 20 mil quilômetros, o que evita uma surpresa desagradável, caso apague de vez, durante uma viagem à noite. 
  • Não esqueça de verificar o estado das luzes de sinalização, como lanternas, freios, marcha à ré e luzes de seta. Seu bom funcionamento é essencial para evitar colisões traseiras e laterais.
  • Preste atenção à tonalidade da lente de proteção do farol. A exposição ao sol ou mesmo lâmpadas de alta potência mal instaladas podem causar seu amarelamento, o que ajuda a ofuscar e bloquear a luz emitida, diminuindo o campo iluminado. Seus efeitos incluem menor visibilidade ao motorista e ofuscamento para os outros condutores.
  • Evite o uso de lâmpadas não originais de fábrica e fora das normas permitidas. Elas podem produzir luz inferior ou mal posicionada.
  • Você não precisa ser um especialista para verificar as configurações dos faróis. Para isso, basta acender as luzes do veículo na garagem. É importante saber que o feixe de referência do farol é sempre baixo, por isso, deve brilhar na mesma direção. Somente quando uma parede ou um objeto à sua frente é iluminado, você pode notar os faróis ligeiramente desajustados. 
  • Não use faróis de nevoeiro nas estradas da cidade, durante o dia. Por padrão, devem ser usados à noite, quando a visibilidade é reduzida, devido à chuva forte, neblina ou fumaça densa. Vale lembrar que seu uso inapropriado acarreta no ofuscamento do condutor que trafega no sentido contrário.

É importante se atentar à boa procedência, tanto dos faróis quanto das lâmpadas. Não erre! Quando precisar de peças para seu ônibus, fale com a Incavel! Peças de qualidade e com um ótimo preço é com a gente mesmo! 

Fontes: https://www.canaldapeca.com.br/blog/farois-e-lentes-qual-a-hora-certa-de-trocar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Abrir conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?