Um motor com problemas pode gerar muita dor de cabeça e sua causa pode ser uma enorme quantidade de falhas. Algumas delas são bem comuns, mas nem sempre são tão fáceis de serem encontradas e resolvidas.

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre como identificar se seu motor está com problemas,  principais causas e como resolvê-las.

Superaquecimento

É um problema que costuma ser bastante comum. Suas causas são variadas, então, nem sempre é fácil identificá-las.

O primeiro sinal que seu ônibus pode dar é pelo painel, que indica o superaquecimento por meio de uma luz. Caso aconteça, a primeira coisa que você deve fazer é desligar o veículo e deixar esfriar para não correr o risco de se queimar ou ainda danificar alguma peça. 

A principal causa do aumento de temperatura é a falta de líquido lubrificante ou mesmo do aditivo do radiador. Este é responsável por fazer a água ferver a uma temperatura mais alta e, se não for usado, o carro superaquece. Se houver líquido em seu radiador, veja se possui coloração azul ou verde. Se não houver, troque o líquido e coloque aditivo adequado para o modelo do seu ônibus.

Problemas na bomba d’água e entupimento dos canais de circulação do líquido de resfriamento também podem fazer o veículo ferver. Atente-se aos sinais de vazamentos e, sempre que conseguir, faça uma limpeza em todo o sistema. Também é uma boa ideia verificar os sensores de temperatura e a parte elétrica, pois a ventoinha pode não entrar em funcionamento por mau contato.

Nossa dica é: sempre faça a manutenção de seu ônibus e confira o funcionamento do sistema de resfriamento, principalmente antes de viagens.

Vazamento de fluidos

Outra causa que pode levar ao superaquecimento é o nível do óleo do motor muito baixo ou a perda de eficiência desse material, por ele estar muito velho. É importante fazer uma avaliação completa no sistema de lubrificação e procurar por vazamentos, pois eles costumam ser responsáveis pela perda desses fluidos. Pequenos vazamentos podem levar a acidentes bem sérios.

Os veículos são projetados para rodar sem que seja preciso completar o nível dos fluidos até que a quilometragem rodada ou o tempo de uso chegue ao limite. No entanto, é bom verificar o estado das mangueiras de circulação e se as abraçadeiras estão bem fixadas. Se existirem materiais metálicos no óleo ou algum tipo de borra, uma espécie de gosma, o aconselhável é que se faça a troca do material. Aproveite para verificar os fluidos do freio, transmissão e de direção também, evitando eventuais problemas em seu motor.

Combustível adulterado

O combustível adulterado é uma grande causa de um motor com problema e pode levar a falhas em vários sistemas, o que acaba dificultando o diagnóstico, uma vez que, nem sempre, o responsável pelo defeito é encontrado. 

Você consegue notar se esse combustível foi adulterado, pois, normalmente, o veículo tem um aumento repentino de consumo e começa a falhar. Solventes e produtos químicos podem contaminar o óleo do motor, reduzindo a sua eficiência. Além disso, é possível que ocorra o entupimento e até mesmo a queima dos bicos da injeção eletrônica.

Sempre abasteça seus veículos em postos de combustíveis de confiança.

Velas com defeito ou fora da validade

Normalmente, os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor.

O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes, as velas são limpas, mas dificilmente trocadas. Esses componentes têm prazo de validade e precisam ser substituídos, já que sofrem desgaste ao longo do tempo e dificilmente isso será visível.

Sempre cheque suas velas e fique atento ao prazo de validade!

Fonte: chiptronic

E aí? O motor de seu ônibus está em dia? Não esqueça de sempre fazer a manutenção periódica, para evitar eventuais problemas. Caso aconteça, fique calmo e atento aos sinais. Precisa de peças novas? Não perca tempo! Faça o seu orçamento com o Grupo Incavel e garanta uma ótima jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Abrir conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?