O ônibus é o transporte mais comum para os brasileiros, por isso, montar um negócio dentro desse segmento pode ser um sucesso! Além de ser uma opção mais barata para o usuário, é mais sustentável e uma mão na roda pra muita gente. E não estamos falando só dos ônibus que operam dentro da cidade através da prefeitura: hoje é comum que muitas empresas, escolas e eventos contratem esse tipo de serviço para maior comodidade e segurança dos passageiros.  

Mas antes de dar os primeiros passos, confira nossas dicas para um negócio duradouro, sustentável e saudável: 

Reconheça o mercado e seus potenciais clientes 

Se você está pensando em montar uma empresa de ônibus, deve primeiro entender as necessidades do lugar onde você mora. Afinal de contas, você pode prestar serviços para empresas e eventos corporativos, mas também para situações mais gerais como viagens de turismo, compras em regiões atacadistas, excursões de escolas e familiares, idas a eventos e festivais, entre tantas outras possibilidades.  

Estrutura, organização e plano de negócio 

Nessa fase inicial, mapeie a concorrência, valores, seus diferenciais, nível de demanda, tipo de veículo necessário, peças necessárias, custos administrativos e de marketing.  

Com esses dados apurados, veja qual vai ser o investimento necessário, qual o faturamento possível para cobrir os custos iniciais e uma reserva para futuros investimentos e eventuais emergências. 

Planeje também o quadro de funcionários, analise o perfil dos motoristas e confira todas as documentações. Investir em pessoas para a manutenção dos ônibus também é bom por dois motivos: economia e segurança. Você terá certeza sobre a eficiência do serviço e economiza muito dinheiro mantendo a sua própria equipe. 

Faça da sua frota seu diferencial 

Depois de entender as necessidades e em quais públicos você quer focar, é hora de escolher quais modelos dão conta da sua demanda. A partir daí, você precisa manter seus ônibus sem ótimo estado, com documentação em dia, oferecendo o máximo de conforto e segurança aos passageiros e funcionários.  

A manutenção, claro, precisa estar em dia, assim como os equipamentos de segurança como extintor de incêndio, cintos e equipamentos para troca de pneu.  

A limpeza é outro fator fundamental! Lembre que seus veículos são a cara do seu negócio – ao mantê-los bem, você garante que os usuários gostem e indiquem o serviço!  

Ao longo do processo, converse com as pessoas, consulte algum contador e também tire suas dúvidas com os vendedores da Incavel. Assim você vai entendendo, na prática, as necessidades reais do seu negócio e consegue se planejar da melhor forma!

Ainda tem alguma dúvida? Mande pra gente! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir
×