A responsabilidade ambiental é imprescindível para vários pontos da sociedade, independente do ramo. Dessa forma, a sustentabilidade ambiental está presente em todas as esferas sociais e com os ônibus não seria diferente!

Pensando nisso, existem algumas ações de responsabilidade social que devem ser tomadas pelas empresas de transportes. 

AS EMPRESAS E O MEIO AMBIENTE

As empresas que lidam com meio de transporte, possuem impactos bastante significativos no meio ambiente. Os principais são: 

  • A emissão de gases
  • Ruídos dos transportes
  • Contaminação da água por combustíveis e materiais de limpeza
  • Outras formas de contaminação da água

SOBRE A LEGISLAÇÃO 

Existem leis que regulam as atividades de transportes no Brasil, que contribuem para a legislação ambiental. A maioria parte do Artigo 225 da Constituição Federal, mas elas devem estar de acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) ou da Lei número 6.938, de 1981, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ou da Lei número 12.305, de 2010, e com as normativas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e do IBAMA. Outras resoluções também devem ser respeitadas, em razão das resoluções da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). 

AÇÕES

Os impactos ambientais surgem sempre por uma razão. Elas podem estar envolvidas em algumas atividades no dia a dia do transporte, como a ausência de manutenção, não cumprir normas, vazamento de líquidos, como o diesel, e assim por diante. 

Por isso, é importante que as medidas necessárias sejam tomadas e, dessa forma, os principais impactos sejam reduzidos. As empresas devem estabelecer algumas regras para que as boas práticas sejam tomadas, de forma objetiva e de acordo com as normas. 

Um exemplo que ajudaria a melhorar a questão ambiental é: dar atenção permanente à manutenção dos veículos, aproveitando o consumo dos combustíveis e evitando os desgaste de peças, além de treinar os funcionários, para que as normas e regras sejam cumpridas. Além disso, indicamos renovar as frotas, investir em automóveis mais econômicos e manter as peças dos ônibus sempre em dia. 

Quando uma empresa está alinhada com as normas ambientais, os processos se tornam melhores e há mais resultados positivos.

Está precisando de alguma peça para manter a eficiência do seu ônibus? Entre em contato conosco! Estamos prontos para te atender! 🙂 

Siga as nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade: 

Instagram e Facebook!

Até o próximo blog! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir
Abrir conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?