Quando o assunto é manutenção da frota, a gente sabe, não dá para deixar pra depois. O tema faz a diferença na entrega do seu serviço, garantindo viagens seguras e uma melhor experiência ao usuário final. Mas a questão que resta é: é melhor cuidar da manutenção em casa ou terceirizar?

A decisão, claro, depende da sua estrutura e da sua demanda, mas vamos elencar aqui alguns pontos que podem te ajudar a tomar esse decisão.

Manutenção da frota em uma oficina própria

Bom, ter a própria oficina torna a manutenção mais rápida, porque você vai ter uma equipe dedicada e sempre à disposição. Além disso, você não vai precisar contar com a agenda das oficinas terceirizadas em casos urgentes, por exemplo.

Assim, a oficina vai se ajustando aos horários da frota, organizando os melhores períodos para atender cada veículo e, claro, cuidando da manutenção preventiva.

Entretanto, essa oficina vai demandar espaço, com materiais específicos e ferramentas básicas como máquinas de solda, apertadeiras de rodas, entre outros itens essenciais para a operação.

Também necessita de um estoque de peças, para que os reparos aconteçam imediatamente. E também de uma equipe treinada e dedicada aos cuidados dos ônibus.

Você também vai gostar: Como montar uma empresa de transporte com ônibus? 

Manutenção da frota em uma oficina terceirizada

Nesse caso, você abre mão do serviço customizado e feito sob medida, você terá que se adaptar para que o veículo seja atendido quando possível - isso pode resultar em ônibus parados por um tempo.

Ainda assim, existem vantagens como a possibilidade de escolher uma oficina que tem várias filiais. Elas podem te atender em outros lugares quando problemas acontecerem - quem tá na estrada sabe que essa é uma possibilidade real.

Dessa forma, você não se preocupa com espaço, nem equipamentos a mais, só encaminha os veículos e deixa que a empresa especializada dê conta. O melhor: ainda recebe garantia pelo serviço prestado.

Controle das manutenções

Independente da sua escolha, é importante ser rigoroso nas manutenções, tendo recorrência, mantendo a frota bem e evitando custos mais altos com problemas piores do futuro.

Saiba mais: Curiosidades: Maior Ônibus do Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir
×